A Matemática desempenha um papel crucial na resolução de problemas, contribuindo para o desenvolvimento de ferramentas e métodos rigorosos e precisos para investigar e dar resposta a desafios atuais, dos mais simples aos mais complexos.
Nas sessões dedicadas à área do saber da Matemática, terás a oportunidade de explorar o papel fundamental que a Matemática desempenha na procura de respostas a várias questões, tais como amodelação de fenómenos físicos com equações diferenciais, a segurança de comunicações digitais usando criptografia e a procura de estratégias vencedoras em jogos combinatórios. Ao explorar estas áreas da Matemática, terás a oportunidade de compreender como os conceitos matemáticos são aplicados em problemas do mundo real e como estes podem contribuir para a procura de soluções inovadoras em diversas áreas da ciência.
Vais poder interagir com colegas que frequentam a Licenciatura em Matemática e ficar com uma visão mais ampla das possibilidades de carreira e dos percursos académicos disponíveis no Departamento de Matemática.
O que te pode oferecer a Licenciatura em Matemática da Universidade de Coimbra?
Entrevista com um Matemático
O que te pode oferecer a Licenciatura em Matemática da Universidade de Coimbra? Vamos dizer-te o que podes aprender e que horizontes se abrem com a Licenciatura em Matemática da Universidade de Coimbra. Matemáticos formados em Coimbra vão explicar-te o que fazem agora, porque decidiram vir estudar para Coimbra e porque nunca se arrependeram dessa escolha. Quem sabe se não ficarás com a certeza que afinal, estudar Matemática em Coimbra, é para ti!
Dinamizadora: Raquel Caseiro
Entrevista com um Matemático. Já imaginaram como é o dia a dia de um matemático? Quais os desafios que ele enfrenta e como a matemática é aplicada no seu trabalho? Nesta atividade, terão a oportunidade de conversar com um matemático profissional para descobrir mais sobre a sua profissão, as áreas em que trabalha e a importância da matemática no mundo real. Preparem algumas perguntas e aproveitem esta experiência para entender melhor as possibilidades que a matemática oferece!
Dinamizadores: José Augusto Ferreira e Raquel Caseiro
Códigos e criptografia (uma introdução)
A viagem da criptografia começa com civilizações antigas que empregavam métodos rudimentares para ocultar mensagens. A cifra de Vigenère, desenvolvida no século XVI, representou um avanço significativo com a introdução do conceito de uma palavra-chave para encriptar e desencriptar mensagens, acrescentando uma camada extra de complexidade e de segurança. No entanto, o rápido crescimento da capacidade de computação e a chegada da Internet exigiram soluções criptográficas mais resistentes. Na década de 1970, Rivest, Shamir e Adleman apresentaram um novo método de criptografia, o algoritmo RSA, com a introdução de uma chave pública para encriptação e de uma chave privada para desencriptação ou assinatura, aumentando a segurança da comunicação digital. A segurança deste novo método baseia-se na dificuldade de fatorizar o produto de dois números primos grandes. Se forem utilizados tamanhos de chave suficientemente grandes, o RSA é considerado seguro. No entanto, a segurança depende da dificuldade da fatorizarão que pode vir a ser ameaçada com o advento dos computadores quânticos. O objetivo desta sessão de trabalho é fazer uma pequena incursão por algumas das técnicas matemáticas envolvidas na criptografia.
Dinamizador: Júlio Neves
A geometria do que vemos
A ideia de utilizar elementos de geometria para explicar os mecanismos da visão tem uma história de séculos, ligada tanto a questões de anatomia (como funcionam os nossos olhos?) como à física (qual a natureza da luz?) e à filosofia (de que forma a perceção visual contribui para a nossa compreensão do mundo?). Nesta sessão, vamos contar uma parte dessa história a partir de conceitos simples como ângulos e retas, explorando também algumas das aplicações das leis de reflexão e de refração. Por fim, iremos passar da teoria à prática, e da visão direta à visão indireta, sublinhando a preponderância da geometria na construção de câmaras fotográficas e de vários outros instrumentos óticos.
Dinamizador: Daniel Pinto