Este site utiliza cookies para lhe proporcionar uma melhor experiência de utilização. Ao navegar aceita a política de cookies.
OK, ACEITO

ARQUIVO 2014



CONGRESSO INTERNACIONAL “Entre a desmistificação e a utopia: interrogações sobre as lusofonias”

Universidade de S. José, Macau | 22 e 23 Outubro 2014

A Universidade de São José promoveu uma conferência internacional sobre a questão da lusofonia: “Entre a desmistificação e a utopia: interrogações sobre as lusofonias”, entendida como um convite para se repensar esse fenómeno político, social, cultural, com especial incidência sobre a realidade de Macau. 

Maria Vitalina Leal de Matos, Investigadora Integrada do CIEC, foi convidada a apresentar a conferência de abertura do Congresso, a que deu o título “O mito de Camões”. Esta intervenção foi posteriormente publicada na obra Entre a desmistificação e a utopia: interrogações sobre as lusofonias, Macau, Universidade de São José, 2016, cuja introdução foi elaborada por José Carlos Seabra Pereira, Coordenador Científico do CIEC. Consultar

Mais info



2014



SEMINÁRIO “Comentário a Camões”

4 e 5 de Setembro de 2014 | Sala do CIEC

Correspondendo simultaneamente a várias perspetivas epistemológicas e orientações metodológicas (características do trabalho científico do CIEC) e, por outro lado, apostando na internacionalização da sua atividade, o CIEC organizou um programa de seminários de “Comentário a Camões” que teve início em 2011. Cada sessão teve como foco uma determinada seleção de textos líricos com a participação de membros integrados e colaboradores, nacionais e estrangeiros: José Carlos Seabra Pereira, Helder Macedo, Manuel Ferro, Rita Marnoto, Vasco Graça Moura, Soledad Pérez-Abadín Barro, Maurizio Perugi, Barbara Spaggiari, Valeria Tocco e Roberto Gigliucci.



comentários
PROGRAMA

4 de Setembro, 15h

Barbara Spaggiari, "Lição de filologia camoniana (Seguia aquele fogo que o guiava)"

Maurizio Perugi, "Em prisões baixas fui um tempo atado"

Roberto Gigliucci, "Episódio de Inês de Castro, Os Lusíadas"

5 de Setembro, 14h30Helder Macedo, "Descalça vai para a fonte, Quem disser que a barca pende"

Manuel Ferro, "Convite"

Rita Marnoto, "Cinco galinhas e meia"

Estes encontros deram origem à publicação de quatro volumes:

Rita Marnoto (coor.), Comentário a Camões. Vol. 1. Sonetos. Lisboa: CIEC, Cotovia. Consultar

Rita Marnoto (coor.), Comentário a Camões. Vol. 2. Sonetos. Lisboa: CIEC, Cotovia. 

Consultar

Rita Marnoto (coor.), Comentário a Camões. Vol. 3. Sôbolos rios, Odes. Genève, Coimbra: Centre d’Études Lusophones, CIEC, 2016. 

Consultar

Rita Marnoto (Coor.), Comentário a Camões. Vol. 4. Sonetos, Redondilhas. Genève, Coimbra: Centre d'Études Lusophones, CIEC, 2016. 

Consultar

NOTÍCIAS 

Helder Macedo Macau

25 DE MARÇO

Professor Helder de Macedo, Investigador Integrado do CIEC, proferiu uma lição intitulada "Portuguese and Lusophone Culture in the Present World", a convite do Portuguese Teaching and Research Centre (PTRC), no Instituto Politécnico de Macau. 

Mais info