Este site utiliza cookies para lhe proporcionar uma melhor experiência de utilização. Ao navegar aceita a política de cookies.
OK, ACEITO

Edição de textos

Boa parte da produção científica dos membros do CIEC responde à perceção de que os Estudos Literários sofreram em Portugal, durante décadas do século XX, os efeitos negativos quer da precipitada experimentação de sucessivos modelos teóricos, quer de uma saturação interpretativa sem correto suporte no plano das edições de textos, da pesquisa de fontes, das monografias rigorosas sobre autores e épocas.

O CIEC pretende disponibilizar um contributo exemplar para a comunidade científica dos Estudos Literários em Portugal, na medida em que vem oferecendo à exegese e à crítica uma fixação fidedigna dos textos e uma investigação segura das fontes, dos intertextos e dos contextos.

Consequentemente, os membros do CIEC e suas equipas de projetos têm levado a cabo realizações multiplanares, em que se cruzam ou associam heurística e ecdótica, história literária e comparativismo, filologia e hermenêutica, mitocrítica e antropologia literária, tematologia e estilística, pragmática e didática.

Partindo da consabida carência de uma edição crítica da obra (épica, lírica e dramática) de Luís de Camões, bem como das também já aferidas dificuldades ecdóticas e heurísticas que, pelas vicissitudes da sua publicação originária e da sua transmissão histórica, levanta a realização de tal edição crítica, o CIEC propõe-se, com faseamento realista de pesquisa e concretização editorial, enfrentar decisivamente esse problema prioritário e fulcral em todo o âmbito dos estudos camonianos (e dos estudos literários portugueses do Renascimento e do Maneirismo).

|

GRUPOS DE TRABALHO

|

Edição crítica das Rimas

Investigador Responsável: Maria Vitalina Leal de Matos

|

Edição crítica d’ Os Lusíadas

Investigador Responsável: José Carlos Seabra Pereira

Este grupo está a preparar a publicação de uma edição crítica, em colaboração com a Academia Brasileira de Letras e com a Academia das Ciências de Lisboa.

|

Edição dos Comentários de Camões

Investigador Responsável: Maria Teresa Nascimento

Pretende-se disponibilizar a edição anotada dos grandes Comentários à obra de Camões (desde Manuel Correia ao Visconde de Juromenha).

Neste âmbito, o CIEC publicou Os Lusíadas de Luís de Camões. Comentados por D. Marcos de S. Lourenço (Coimbra, 2014). Transcrição e fixação do texto por Isabel Almeida, Filipa Araújo, Manuel Ferro, Teresa Nascimento, Marcelo Vieira. Notas por Isabel Almeida, Filipa Araújo, Marcelo Vieira. Nota introdutória, índices e revisão por Isabel Almeida.

Disponível em: http://hdl.handle.net/10316/47056