Este site utiliza cookies para lhe proporcionar uma melhor experiência de utilização. Ao navegar aceita a política de cookies.
OK, ACEITO

ARQUIVO 2018

ciclo comemorativo

Assinalando os 25 anos da fundação do CIEC, o Ciclo Comemorativo inclui um vasto conjunto de actividades que reflectem os três principais vectores do projecto estrutural da unidade previsto para 2018-2022: edição de textos, difusão do saber através da interactividade digital e internacionalização.

COLÓQUIO

"Tons e sons em Camões: retórica, estilo, versificação"
5 de dezembro 2018
Programa



Cartaz Tons e sons

COLÓQUIO

"Camões e a Lusofonia I"
21 novembro 2018
Programa

Cartaz lusofonia I

NOTÍCIAS

jornadas

12 a 14 DE NOVEMBRO

VI Jornadas de Literatura Portuguesa 

Sob o mote, "Para a história não oficial de Camões: novas propostas de estudos camonianos", as jornadas vão decorrer de 12 a 14 de novembro de 2018, na USP - Universidade de São Paulo. Trata-se de uma iniciativa dinamizada por Marcia Arruda Franco, Adma Muhana (ambas Investigadoras Colaboradoras do CIEC) e Horácio Costa.

um dia camoes usp



7 DE NOVEMBRO

Membros colaboradores do CIEC, Marcia Arruda Franco, Sheila Moura Hue e Matheus de Brito participaram no Colóquio Um dia de Camões 7, resultante de uma parceria Uff- Universidade Federal Fluminense- Campus Gragoatá e UERJ Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

600 anos madeira

2 e 3 NOVEMBRO

"Da Madeira ao Mundo: 600 Anos de Globalização"

Teresa Nascimento, Investigadora Integrada do CIEC, coordenou a Comissão Organizadora do Ciclo de Conferências "Da Madeira ao Mundo: 600 Anos de Globalização".

O evento contou também com a participação de Manuel Ferro, Secretário-Tesoureiro do CIEC.

Programa



lusiadas obras pioneiras

Publicação da nova edição d' "Os Lusíadas", integrada na coleção Obras Pioneiras da Cultura Portuguesa. 

José Carlos Seabra Pereira, Coordenador Científico do CIEC, assina a introdução deste volume dedicado à Primeira Epopeia.

helder macedo

7 DE OUTUBRO

Helder de Macedo, membro integrado do CIEC, recebeu o Prémio D. Diniz pelo seu livro «Camões e outros contemporâneos», publicado pela Editorial Presença.

A sessão solene de entrega do Prémio, presidida por S. Exa. o Senhor Presidente da República, decorreu no dia 6 de Outubro de 2018, pelas 18h00, na Casa de Mateus. O escritor recebeu, então, as insígnias da Grã-Cruz da Ordem do Ordem do Infante D. Henrique.

lusiadasleviguerra

Inauguração da Exposição “Os Lusíadas na figuração de Levi Guerra”

8 a 29 de Março de 2018

José Carlos Seabra Pereira, Coordenador Científico do CIEC, proferiu a conferência “Um certo concerto das Artes”, na cerimónia inaugural da exposição.

Levi Guerra criou dez pinturas que representam os dez cantos que compõem a obra maior da poesia portuguesa, “Os Lusíadas”, de Luís Vaz de Camões.

O catálogo da exposição conta também com um texto de Seabra Pereira intitulado “Camões e ‘um uso mais moderno’ das figuras”.