Este site utiliza cookies para lhe proporcionar uma melhor experiência de utilização. Ao navegar aceita a política de cookies.
OK, ACEITO

ARQUIVO 2017

CONFERÊNCIAS DO CINQUENTENÁRIO. A TEORIA DA LITERATURA DE VÍTOR AGUIAR E SILVA

Coimbra, 16 de Novembro de 2017 | Braga, 15 de Dezembro de 2017

Por ocasião dos 50 anos da publicação da Teoria da Literatura, de Vítor Aguiar e Silva, a Universidade de Coimbra e a Universidade do Minho promoveram as “Conferências do Cinquentenário”. O CIEC colaborou na organização deste evento, em parceria com a Reitoria da Universidade de Coimbra, a Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra, o Centro de Literatura Portuguesa, a Reitoria da Universidade do Minho, o Instituto de Letras e Ciências Humanas da Universidade do Minho e o Centro de Estudos Humanísticos.

Em 1967 e, numa primeira ocorrência, em fascículos, foi editada em Coimbra, pela Livraria Almedina, a Teoria da Literatura, de Vítor Aguiar e Silva.

As Conferências do Cinquentenário, distribuídas por duas sessões nas duas universidades, a 16 de novembro, em Coimbra, e a 15 de dezembro, em Braga, discutiram as grandes questões colocadas pelo livro e pela obra de Vítor Aguiar e Silva no domínio da Teoria da Literatura e da sua relação com as Humanidades.

Programa

teoria da literatura



COLÓQUIO INTERNACIONAL A REPÚBLICA DAS LETRAS - BIBLIOTECAS VIAJANTES

Universidade de Lisboa, 23 a 25 de Novembro 2017

O CIEC, numa iniciativa conjunta com a Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, o Centre de Recherches sur les Pays Lusophones Sorbonne Nouvelle – Paris 3 e o CHAM – Centro de Humanidades / Universidade Nova de Lisboa, organizou o evento bilingue dedicado à circulação dos livros e das bibliotecas como agentes de cultura.

Programa

BIBLIOTECAS VIAJANTES

NOTÍCIAS

festival das artes

CONFERÊNCIA

“Metamorfoses na Literatura: Ovídio, Camões e Jorge de Sena”

Hotel Quinta das Lágrimas, Coimbra | 13-22 julho 2017

No âmbito do Ciclo de Conferências integrado no Festival das Artes 2017, José Carlos Seabra Pereira, Coordenador Científico do CIEC, e Carlos Ascenso André, membro colaborador do CIEC, foram os oradores do evento dedicado a “Metamorfoses na Literatura: Ovídio, Camões e Jorge de Sena”.

Ao longo dos séculos, as Metamorfoses, de Ovídio, foram um verdadeiro Vade mecum para poetas e pintores de todos os tempos e todas as latitudes. Portugal não é exceção. Exemplo especialmente significativo é Camões, na lírica e na épica. Depois, desde o Barroco até ao Pós-Modernismo actual, o apelo da metamorfose marcou o diálogo da literatura com a inquietação moderna (Kafka), com as outras artes (Jorge de Sena), com as mestiçagens interculturais (Mia Couto).

Camões Zurique



COLÓQUIO INTERNACIONAL 

Camões hoje. (Trans)formações

Universidade de Zurique | 27 e 28 de Outubro de 2017

A Cátedra Carlos de Oliveira na Universidade de Zurique, sob a direção da Profª. Maria Ana Ramos, organizou nos dias 27 e 28 de outubro de 2017, o colóquio internacional Camões hoje. (Trans)formações.

Participaram no evento Maria Vitalina Leal de Matos e Isabel Almeida, Investigadoras Integradas do CIEC, bem como Carlos Ascenso André, membro Colaborador.

Programa



Jaime Nogueira Pinto

22 de Setembro

Jaime Nogueira Pinto, Investigador Integrado do CIEC, participou no Festival Internacional de Cultura de Cascais, sob o mote "Camões: ao desconcerto do mundo". 

Mais informação





Camões Maria Vitalina
Maria Vitalina Leal de Matos, Investigadora Integrada do CIEC, coordena a edição da obra completa de Luís de Camões, lançada pela E-Primatur
Helder Macedo



Helder de Macedo, Investigador Integrado do CIEC, lançou o livro de ensaios "Camões e Outros Contemporâneos".