a carregar...

UC.PT

Informações e serviços académicos

Bolsas de Mérito

As Bolsas de Estudo por Mérito são atribuídas anualmente a  estudantes inscritos em cursos de especialização tecnológica, licenciatura, mestrado integrado e mestrado que tenham mostrado aproveitamento escolar excepcional.

Os requisitos para os estudantes serem considerados elegíveis para a atribuição de bolsa de mérito são:

  • Estarem inscritos no mesmo ciclo de estudos no ano letivo a que se reporta a bolsa, e terem obtido aproveitamento a 60 ECTS no ano letivo anterior, desde que estes créditos não respeitem a unidades curriculares com 2ª inscrição;
  • Terem obtido uma classificação não inferior a 16 valores, no universo de unidades curriculares referidas na alínea anterior.



A ordenação é feita pela aplicação sucessiva dos seguintes critérios:

  • Melhor média ponderada das classificações obtidas nas unidades curriculares referidas no ponto anterior;
  • Melhor média ponderada das classificações obtidas em todas as unidades curriculares dos anos letivos anteriores que integrem o plano de estudos do ciclo de estudos em que o estudante se encontra inscrito;
  • Maior número de ECTS realizados;
  • Ordem crescente de idade.
As Bolsas são distribuídas por cada Faculdade  em função do número de estudantes, com um mínimo de duas por Faculdade. Caso não sejam atribuídas bolsas por uma ou várias Faculdades as mesmas reverterão a favor das outras.
A Bolsa tem um valor anual igual a cinco vezes a retribuição mínima mensal garantida em vigor no início do ano letivo em que é atribuída e é paga, numa só prestação. O pagamento das bolsas pela Universidade de Coimbra depende da transferência do valor correspondente pela Direção Geral do Ensino Superior.

Aos estudantes a quem seja atribuída bolsa é feita menção no Suplemento ao Diploma e pode ser emitido um documento comprovativo.

  • Este não é um documento automático e portanto, não pode ser entregue no ato do seu pedido nos Centros de Atendimento Académico.
  • O Estudante pode solicitar esse documento através do formulário "Académicos", devendo aguardar pela resposta dos Serviços com a indicação da referência multibanco para pagamento do emolumento e confirmação do envio da mesma.
  • O emolumento é o relativo ao item "Outra certidão relativa a dados do percurso escolar do estudante" constante da Tabela de Taxas e Emolumentos em vigor na UC.


Informação divulgada

Clique para mais informação...Edital - Atribuição de bolsas de mérito
Aviso de Publicação das Listas Provisórias referentes à atribuição de Bolsas por Mérito
 Lista provisória referentes à atribuição de Bolsas por Mérito
Aviso de Publicação das Listas Definitivas referentes à atribuição de Bolsas por Mérito
Listas Definitivas referentes à atribuição de Bolsas por Mérito
Para mais informação consulte
 
Regulamento de Propinas e Prémios da Universidade de CoimbraClique para mais informação...
Regulamento de Atribuição de Bolsas de Estudo por Mérito a Estudantes de Instituições do Ensino Superior
Clique para mais informação...